Amoxicilina Clavulanato – Bula, Para que serve e como tomar

A Amoxicilina é um antibiótico bastante utilizados pela maioria das pessoas. Isso acontece porque além de ela ter um preço acessível, o seu processo agi rápido! Assim, fazendo com que você tenha resultados acelerados.

Além disso, o interessante desse tipo de medicamento, é que a Amoxicilina não possui tantos efeitos colaterais quanto os demais remédios. Dessa forma, ela possui ainda mais vantagens. Porém, o uso desse tipo de medicamento deve ser utilizado apenas com prescrições médicas.

Portanto, a Amoxicilina apresenta algumas vantagens bem legais para o seu consumo, mas existem outras informações importantes para conhecer. Por isso, nesse artigo separei as principais informações que você precisa saber sobre esse remédio, para que possa entender mais sobre ele. Confira!

amoxicilina clavulanato

O que é e para que serve?

Reforçando o que citei acima, a Amoxicilina é um antibiótico utilizado para vários tipos de infecções. Dessa forma, não há necessidade de comprar vários tipos de antibióticos já que a Amoxicilina possui inúmeras funções.

Veja as principais infecções e demais problemas na saúde que a Amoxicilina trata:

  • Pneumonia;
  • Infecção genitais;
  • Sinusite crônica;
  • Infecção Urinária;
  • Cistite;
  • Faringite;
  • Infecções nos ouvidos;
  • Rinite alérgica;
  • Infecções nos seios face.

Receita e diagnósticos

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a Amoxicilina pode ser comprada sem receita. Porém, todo tipo de antibiótico deve ser comprado com prescrições médicas. Isso acontece porque para um médico passar esse tipo de medicamento é necessária uma análise de exames.

Desse modo, nem sempre o uso desse medicamento é adequado devido suas propriedades. Então antes da utilização o médico deverá solicitar um exame de sangue e urina para verificar a situação do cliente e concluir se é recomendado ou não o uso desse medicamento.

Amoxicilina + Clavulanato

Para os casos de doenças de infecção graves é comum a utilização da Amoxicilina mais o Clavulanato.  Essas duas composições são importantes porque assim isso potencializará o efeito antibacteriano, logo isso terá um resultado mais rápido.

Porém, o uso dessa composição só é indicado para de fato casos mais graves e com moderação na frequência de seu uso. Isso é importante, porque o uso excessivo desse medicamento pode levar a não só terríveis efeitos colaterais, mas para maiores complicações.

Como tomar

O tanto que você deve tomar de Amoxicilina dependerá do que o seu médico te passou. Afinal, além de ser importante você realizar diagnósticos para sabe se é apto ou não para usar esse medicamento. Então uma pessoa especializada irá te indicar a quantidade e o tempo exato para você tomar.

Porém, para que você possa ter uma ideia, geralmente o uso é feito de 75mg a cada 12 horas. Mas lembrando que isso dependerá do que você tem.

Em relação as crianças, a utilização desse medicamento é liberado. Porém é necessário que os pais ou responsáveis das crianças seguem à risca as recomendações de um especialista. Afinal, esse tipo de cuidado é importante para que não haja nenhuma complicação.

Efeitos colaterais

Felizmente o uso da Amoxicilina não leva a tantos efeitos colaterais como outros medicamentos. Além disso, isso serve tanto para a Amoxicilina sozinha quanto para ela com o Clavulanato. Porém, os únicos cuidados que o paciente deve ter e um certo cuidado com a frequência do uso desse medicamento e está sempre se certificando com um médico o seu uso.

Entretanto, os efeitos colaterais que podem surgir são:

  • Candidíase Vaginal;
  • Cólicas;
  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Urticária.

Uma outra dúvida bastante comum entre as pessoas é se a Amoxicilina pode levar ao sono ou não. Porém, a Amoxicilina não possui efeitos colaterais de sono, mas um motivo para as pessoas terem tantas dúvidas sobre isso é pelo fato da fraqueza.

Existem pessoas que podem possuir uma certa alergia devida as propriedades presentes nesse medicamento. Então, caso a pessoa seja alérgica a algum componente, ela poderá se sentir fraca e logo dará uma sensação de sono.

Mas caso você sinta essa fraqueza, é muito importante que você recorra a algum médico imediatamente.

Atenção! É muito importante que você procure estar sempre atento com os sinais que o seu corpo apresenta.

Isso é importante porque caso o seu corpo apresente qualquer outro sinal que não esteja na lista dos efeitos colaterais acima, é essencial que você vá a um médico o mais rápido possível. Para que assim, você possa certificar a sua saúde e garantir que esteja tudo bem.

O que você achou do artigo acima? Espero que tenha tirado todas as suas dúvidas, mas caso você tenha qualquer pergunta pode deixar nos comentários! E é claro, se você gostou não se esqueça de compartilhar esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *