Azitromicina – O que é? Para que Serve, efeitos colaterais

Um dos antibióticos que costumam ser passado pela maioria dos médicos é o Azitromicina. Isso acontece porque ele gera resultados eficazes, sendo assim, torna-se uma ótima opção de antibiótico.

Apesar desse medicamento ser popularmente conhecido, ainda sim gera algumas dúvidas sobre sua composição. Afinal, é muito importante saber não só as vantagens dos antibióticos, mas também suas desvantagens.

Por isso, nesse artigo separei algumas informações valiosas sobre o Azitromicina. Para que assim você possa conhecer um pouco mais sobre esse medicamento e não ter mais dúvidas. Veja!

Para que serve azitromicina

O que é e para que serve?

O Azitromicina é um antibiótico utilizado para diversos tipos de infecções. O interessante dele é que ele promove resultados excelentes! Porém, é necessário ter muito cuidado na hora de tomar.

Afinal, este antibiótico é recomendado apenas para casos que realmente necessitam da Azitromicina. Já que não é recomendado para infecções simples, então para casos mais simples existem outros tipos de medicamentos adequados.

Para entender mais o funcionamento do Azitromicina, basicamente ele consegue fazer com que as proteínas produzidas pelas bactérias parem de ser produzidas. Então uma vez que as bactérias param de produzir as proteínas elas não conseguem mais crescer e se reproduzir.

Isso acontece porque é justamente isso que faz com que elas cresçam. Por isso, uma vez que você utiliza o Azitromicina ele faz um trabalho eficaz com as infecções.

Veja os principais tipos de infecções que o Azitromicina trata:

  • Pneumonia;
  • Rinite;
  • Infecção na pele;
  • Infecções genitais;
  • Gonorreia;
  • Clamídia;
  • Infecções nos tendões e outros tecidos mais moles.

Como tomar?

A maneira como o paciente deve tomar o Azitromicina dependerá do que ele tem para que assim um médico possa receitar a quantidade exata para essa pessoa. Por isso é muito importante que você sempre consulte um médico antes de tomar um medicamento.

Porque além de você ter uma quantidade específica de acordo com a sua infecção, em alguns casos o seu corpo pode ser alérgico a alguma composição do Azitromicina. Dessa forma, é importante ter esse tipo de cuidado para evitar complicações.

Porém, para que você possa ter uma ideia da quantidade comum para tomar o Azitromicina, na bula por exemplo, vem dizendo que o tratamento desse medicamento dura cerca de três dias. Sendo assim, o paciente deverá tomar um comprimido por dia de 500mg.

Além disso, o Azitromicina é liberado para as crianças.  Porém, nesse caso a criança deve tomar 10mg a cada 1kg. Desse modo, vale ressaltar que de qualquer forma é necessário que você consulte um médico, principalmente no caso de crianças. Pois a atenção deve ser redobrada.

Contraindicações

Existem alguns casos que o uso da Azitromicina não é recomendado. Então mesmo que seja importante você consultar um médico, para as mulheres grávidas, mulheres no período de amamentação e pessoas que possuem alergia com certos remédios, nem pense em tomar este medicamento. Afinal, isso pode gerar complicações e piorar a situação da sua infecção.

Efeitos colaterais

O Azitromicina não possui tantos efeitos colaterais como os demais. Porém, de qualquer forma esteja sempre atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Porque, caso você perceba que haja qualquer tipo de alteração no seu corpo, é importante que você procure um médico imediatamente.

Então, veja quais são os efeitos colaterais comuns e compare com os sinais que o seu corpo pode apresenta. Se você tiver alguma reação diferente das abaixo, você precisa ser ainda mais cauteloso quanto isso. Veja:

  • Vômito;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Cólica.

Preço, receita e onde comprar

Na compra do Azitromicina é necessária uma receita médica.  É muito importante que você saiba que todos os antibióticos necessitam de uma receita para que você possa comprar. Além disso, caso você encontre algum lugar que venda sem receita, saiba que isso é algo ilegal e jamais compre em lugares assim.

Isso acontece porque esse é um cuidado muito importante para as pessoas. Porque se todos os medicamentos fossem vendidos sem receitas, em muitos casos isso poderia levar a complicações do paciente. Por isso é importante esse tipo de cuidado.

Entretanto, o preço da Azitromicina pode variar de R$10,00 a R$40,00. Isso vai depender muito do lugar que você vai comprar. Por isso é importante que você pesquise bem os preços em vários lugares. Já que esse tipo de remédio você consegue encontrar em qualquer tipo de farmácia próximo a sua casa ou em farmácia online também!

Gostou desse artigo? Caso tenha ficado qualquer tipo de dúvida peço que você escreva a sua dúvida nos comentários para que possamos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *