Calendario Menstrual Completo – Veja tudo que você precisa saber

Muitas mulheres possuem dúvidas sobre o calendário menstrual, porque apesar de ele ser uma ótima maneira de controlar o ciclo, isso pode ser um desafio. Afinal, nem todas as mulheres possuem um ciclo totalmente exato, então devido essa variação isso se torna algo um pouco complicado para consegui controlar.

Apesar disso, entender o calendário menstrual é algo no qual toda mulher deveria saber. Pois é muito importante que ela entenda como o seu ciclo funciona. Então com a utilização do calendário menstrual você consegue entender isso.

Portanto, se você ainda não sabe como funciona o calendário menstrual vou ajudar você! Nesse artigo separei um guia para que você entenda como ele funciona e como você pode utilizá-lo. Confira!

O que é um ciclo menstrual e como funciona?

Antes de falarmos sobre o calendário menstrual é muito importante entendermos sobre o ciclo menstrual da mulher. Afinal você precisará entender sobre o ciclo para conseguir chegar no calendário.

Entretanto o ciclo menstrual consiste em um período no qual o corpo da mulher passa por fases para a preparação de uma possível gravidez. Então o ciclo menstrual é divido em três fases, sendo o período folicular, ovulatório e lútea.

Bom, a primeira fase do período do ciclo menstrual é o folicular, que é aquele momento no qual uma mulher menstrua. Então geralmente esse período pode durar aproximadamente 5 dias.

Depois que a mulher ter passado pelo momento da menstruação ela começa a ovular. Então será justamente durante esse período que o óvulo irá sair do ovário da mulher e ir até o útero. Logo uma vez que isso acontece a mulher terá chance de engravidar no qual chamamos do período de fertilidade.

Entretanto esse período pode durar por aproximadamente 3 dias. Então não é durante todo o mês que a mulher tem chance de ficar grávida.

E por fim, o último período é a lútea, que é quando o corpo da mulher começa a preparar o útero para uma possível gravidez. Mas quando a mulher não engravida, consequentemente irá dar inicio a um novo ciclo.

Para que serve o calendário menstrual?

O calendário menstrual serve para você conseguir acompanhar quando será a sua próxima menstruação, quando você pode engravidar ou não. Então quando você consegue acompanhar esse calendário, ele pode ser útil para várias situações.

Como por exemplo, para quem deseja engravidar, pode olhar o dia exato que a pessoa estará fértil. Ou para quem procura não engravidar, também pode verificar o período não fértil. E até para que possui um evento especial e que olhar se estará menstruada ou não naquele momento.

Portanto utilizar o calendário menstrual é algo no qual todas as mulheres deveriam fazer. Não só para fazer verificações, mas também para conhecer o seu ciclo menstrual.

Como calcular?

Na hora de calcular o calendário menstrual muitas mulheres costumam ter dúvidas, porém não há segredo.  Mas se você quer utilizar o calendário menstrual para não engravidar, é importante destacarmos que isso não é um método seguro. Já que o seu ciclo pode variar muito. Por isso é importante que você utilize outros métodos contraceptivos.

Entretanto, veja como você pode calcular:

Primeiramente precisamos entender que geralmente um ciclo dura cerca de 28 dias. Porém, isso é algo que pode variar muito, então sugiro que você calcule o seu ciclo dos últimos meses para você ter uma noção quanto tempo o seu ciclo dura.

O próximo passo é você começar a contar os dias. No período de menstruação ele costuma durar aproximadamente 5 dias. Depois disso, a mulher terá um período infértil de aproximadamente 6 dias.

Após esse período infértil a mulher entra na fase no qual poderá engravidar, durando aproximadamente 3 dias. E por fim, a mulher entrará novamente em um período infértil por cerca de 14 dias.

Então por exemplo, suponhamos que você menstruou dia 5, então possivelmente a sua menstruação irá ir embora dia 10, você entrará no período fértil nos dias 17 a 19 aproximadamente, e menstruará de novo dia 3.

Lembrando que esses números são aproximadamente quanto tempo pode durar cada fase. Mas isso pode variar muito de acordo com o ciclo de cada mulher.

Bônus: Aplicativo para você acompanhar o seu ciclo

Antes de finalizarmos resolvi indicar para as mulheres um aplicativo excelente para vocês acompanharem o seu ciclo. Esse aplicativo se chama Clue, ele é totalmente gratuito e está disponível tanto para Android quanto para IOS.

O interessante dele é que você coloca as informações necessárias e ele te mostrará detalhadamente como está o seu ciclo. Então caso você prefira, não precisará criar o seu calendário já que esse aplicativo faz isso por você.

O que você achou desse artigo? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

Calendario Menstrual Completo – Veja tudo que você precisa saber
Avalie este artigo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *