Cefalexina: Veja agora para que serve, como usar e seus efeitos colaterais!

A Cefalexina é um medicamento antibiótico utilizado para tratar inúmeros tipos de bactérias. Ele é indicado para infecções que foram causadas por bactérias e que são mais simples. Já que ele não é propício para casos mais graves.

Além disso, é muito comum as pessoas terem confusão com nome desse medicamento na hora de comprar. Porque além do nome Cefalexina, ele pode ser encontrado por outros tipos de nomes. Dessa forma, surge essa confusão.

Bula da Cefalexina

Entretanto, para que você entenda mais sobre esse medicamento, separei algumas informações importantes sobre ele. Confira!

O que é e para que serve a cefalexina?

A Cefalexina é um antibiótico bastante utilizado pelas pessoas devido a sua eficiência e rapidez em seu tratamento. Além disso, esse tipo de medicamento não possui tanto efeitos colaterais, o que acaba sendo mais uma vantagem ao ser utilizado.

Esse remédio pode ser utilizado para vários tipos de infecções. Como por exemplo:

  • Faringite;
  • Infecção urinária;
  • Unha inflamada;
  • Infecção no ouvido;

No entanto, o interessante desse tipo da Cefalexina é que além das infecções acima ele também está presente em processos cirúrgicos. Isso acontece porque infelizmente ainda é comum surgir infecções após esse procedimento, então os médicos costumam utilizar a Cefalexina para essas infecções.

Como tomar?

A forma de tomar esse medicamento depende muito de cada paciente. Afinal, isso dependerá do que ele possui e o estágio que sua infecção se encontra. Por isso, para saber como você deve tomar e se esse é o antibiótico próprio é muito importante que você consulte um médico para que ele te passe as informações necessárias.

Sendo assim, a Cefalexina pode ser tomada de várias formas. Na bula por exemplo, fala que esse tipo de medicamento pode ser tomado de 6, 8 ou 12 horas. Mas geralmente para os de 250mg é tomado a cada 6 horas.

Efeitos colaterais

A Cefalexina possui alguns efeitos colaterais. Por isso, é importante você consultar um médico para saber se você é propício ou não para tomar esse remédio. Então, fique sempre atento aos sinais que o seu corpo apresentar.

Isso é importante porque caso você tenha qualquer tipo de reação fora do comum, procure um médico imediatamente, para que assim você possa olhar o porquê dessa reação e trocar de antibiótico.

Entretanto, veja quais são os efeitos colaterais mais comuns:

  • Dor no estômago;
  • Reação alérgica;
  • Diarreia;
  • Candidíase vaginal;
  • Inflamação no intestino.

Contraindicações

Existem algumas contraindicações que são muito importantes ter cuidados para que não haja nenhum tipo de reação grave com o paciente. Então esteja sempre atento ao uso da Cefalexina e não se esqueça de consultar um profissional para que ele possa te informar melhor os cuidados necessários.

Veja abaixo quais são as contraindicações para o uso da Cefalexina:

  • Pessoas alérgicas a penicilina;
  • Gravidas;
  • Mulheres no período da amamentação;
  • Pessoas com insuficiência renal.

Preço, receita e onde comprar

A venda de qualquer tipo de antibiótico é necessária o uso da receita. Isso é importante justamente porque todo antibiótico tem efeitos colaterais. Então o paciente deve certificar-se se é apto ou não para a utilização desse medicamento. Afinal, comprar um remédio sem receita estará colocando em risco a sua própria saúde.

Em relação ao seu preço, ele pode variar muito dependendo da sua quantidade e o lugar que você vai comprar. Então vale ressaltar que geralmente para infecções mais simples o tipo de medicamento que você deve comprar precisa ser de 250mg. Já para casos mais graves é recomendado a cefalexina de 500mg.

Entretanto, o preço da Cefalexina pode ser encontrado no valor de R$7,00 a R$30,00. Além disso, na hora de compra este remédio ele pode ser encontrado em alguma farmácia próxima da sua casa ou pela internet. Então caso você não queria sair de casa, você pode comprar pela internet.

O que você achou deste artigo? Caso tenha ficado qualquer tipo de dúvida, você pode se sentir a vontade para deixar nos comentários para que possamos te ajudar! O importante é que você entenda bem o uso desse medicamento, para que não haja nenhum tipo de complicação uma vez que você começou a utilizar.

Então se você gostou, não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *