Colonoscopia – Exame de Colonoscopia

Colonoscopia é um exame endoscópico podemos dizer que traz informações que exames normais não nos dão, e ele é usado para diagnosticar ou também para fazer alguns tratamentos de doenças. Ele ajuda em ver doenças do cólon, ou diagnosticar problemas de câncer, doenças no intestino, úlceras, diverticulite e outras doenças. Ele é um exame que não causa dores, e o médico faz o pedido dele quando possui sangue nas fezes ou quando quer ver algo a mais que não dá para fazer por outro exame.

exame de colonoscopia

Exame de Colonoscopia

O exame de colonoscopia é feito por um aparelho chamado de colonoscópio que possui um tubo flexível de 185 cm de largura e no máximo 1,3 de diâmetro, esse tubo é colocado pelo ânus, para ter uma visão melhor da parte do cólon, ou seja, o intestino grosso. Na ponta deste tubo existe uma micro câmera que transmite a imagem de lá da parte de dentro do intestino, e sendo assim o médico pode diagnosticar alguma doença ou algo assim. Este aparelho da colonoscopia permite ser introduzida uma pinça em sua ponta, que pode ser usada para retirar algo do intestino, como pólipos ou lesões suspeitas.

Existe também um exame parecido com a colonoscopia, o seu tubo é um pouco mais curto, porém ele permite uma visão melhor do final do cólon descendente, e do reto sigmoide, e nessa região costuma-se a aparecer mais doenças tumorais, e esse exame é chamado de retossigmoidoscopia.
O exame de colonoscopia deve ser feito obrigatoriamente a partir da idade de 50 anos, ou pessoas que possuem na família casos de doenças que precisa ser feito o exame de colonoscopia com mais necessidades, caso é feito o exame e acusa alguma doença na região deve ser feito o tratamento como qualquer outra doença, e fazer o exame a cada tempo determinado para ver o que pode estar acontecendo, se está voltando a doença ou se já teve a cura. E se não for encontrado nada durante o exame é recomendável a ser feito a cada dez anos até o momento, mas existem médicos que fazem o pedido de cinco a cinco anos para se fazer de novo o exame para não correr o risco da doença se desenvolver demais

Como é feito o Preparo para a colonoscopia?

A colonoscopia tem toda uma preparação dias antes, um dia antes de ser feito o exame deve ser feito o consumo de laxantes, ou fazer a limpeza do intestino com enema, e só consumir líquidos claros, claro que tudo isso vai depender do que o médico quer ver e descobrir, geralmente não se faz os três em conjunto, tem todo uma preparação para cada caso, é raro quando se tem que fazer os três juntos. A preparação para este tipo de exame deve ser indicado por um gastrenterologista, ele saberá o tipo de exame que você deverá fazer, se vai ter a necessidade de tomar laxantes antes, fazer limpezas e etc. Após ser feito o exame deve-se mesmo ter um cuidado a mais, uma pessoa para te acompanhar e tudo mais, pois você deverá ficar sem se conduzir e essa pessoa deve estar ali para poder te ajudar.

Os alimentos que são indicados pelos médicos, antes e após o exame de colonoscopia, o paciente pode comer:

  • Caldos ou sopas não gordurosos, pobres em gorduras.
  • Fazer o consumo de sucos apenas naturais, da fruta mesmo.
  • Tomar muita água, para fazer hidratação necessária do corpo.
  • Pode também comer gelatinas de limão, ou laranja, tomar chás, sem leites, pois são bebidas ”pesadas” podemos dizer.
  • Essa dieta deve começar a ser feita três dias antes de ser feito o exame, pois assim já começa tipo uma limpeza no intestino. Não se deve fazer o consumo de alimentos que possuem corantes com a coloração muito forte, pois pode atrapalhar em alguma parte do exame, não poder fazer a visualização direito, por isso os alimentos que podem ser consumidos são apenas esses acima, que são líquidos leves, sem coloração alguma.

Por quais razões deve se fazer a colonoscopia?

Existem vários fatores para fazer o exame de colonoscopia, e logo abaixo irei citar algumas doenças que precisaram fazer esse tipo de exame.
• Um dos mais comuns é para investigar o porquê possui sangue nas fezes, ver e analisar que tipo de doença pode estar ali naquela região, então nesse caso será necessário fazer o exame de colonoscopia.
• Também é usado para descobrir o câncer de colón, é um câncer que na maioria das vezes é tratável, e se consegue uma cura dessa doença, porém ele tem que ser descoberto no começo da doença, nos primeiros estágios, pois depois começa a piorar o caso e fica mais difícil de conseguir a cura. A colonoscopia pode evitar esses tipos de casos, fazendo a retirada dos pólipos antes deles virarem um tumor.
Diarreia durante muito tempo também são casos que preocupam os médicos, caso não tenha outros sintomas, ou outra doença ali que esteja causando a diarreia, e nesse caso ele irá recorrer a colonoscopia para ver o que realmente pode estar acontecendo e diagnosticar seu caso.

Qual é o preço da Colonoscopia?

Colonoscopia – Exame de Colonoscopia
4.9 (97.14%) 7 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *