Diprospan: Para que serve e Quando usar
Diprospan é um medicamento antirreumático, anti-inflamatório, antialérgico para adultos e adolescentes maiores de 15 anos, ele contém princípio ativo a Betametasona, é recomendando para diferentes casos, como de doenças crônicas e agudas. Esse medicamento só é vendido por prescrição médica.
Recomenda-se ser mantido longe da luz do sol e temperatura ambiente, caso esteja vencido ou uma aparecia estranha suspender o uso. Caso coloque uma dosagem a mais que o normal, fique tranquilo pois não trarás danos graves a sua saúde, entretanto recomenda que beba bastante água, pode ser que um dos efeitos desse medicamento é o ganho de peso, também dá sono no paciente.
Para que serve Diprospan
Como mencionado acima é recomendado em caso de doenças crônicas e agudas, possuem dipropionato de betametasona e fosfato de betametasona, são substancias anti-inflamatórias que tem por finalidade minimizar a inflamação do corpo.
Apropriados para alguns casos clínicos:
- Tecidos moles e alterações osteomusculares
Doenças das articulações tais como, bursite, dor no cóccix, torcicolo e inflamação na planta dos pés (fascite).
- Tumores malignos
Tratamento de leucemia, leucemia aguda da infância, linfomas em adultos.
- Alergias
Renite alérgica persistente, asma, doença dos soro, rinite alérgica devida a pólen, bronquite, picadas de inseto etc.
- Dermatológicas
Dermatite solar greve, dermatite herpetiforme, queloides, pênfigo, necrobiose lipoídica (tipo de ulcera que afeta os diabéticos), alopecia areata (queda de cabelo).
Como funciona?
É uma combinação de ésteres de betametasona que instituem efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, essa reação rápida é proporcionada pelo fosforo dissódico de betametasona, que é ligeiramente absorvido depois da administração. É prolongado essa ação por conta do dipropionato de betametasona que, por ser de ação lenta, controla os sintomas em longo período de tempo.
Contém 5 mg de betametasona cada ml, e 2mg de betametasona de fosfato de dissódico.
Contraindicações
É contraindicado para pessoas que obtiveram uma reação alérgica, ou alguma reação incomum, como sensibilidade excessiva ao diproprionato de betametasona, ou qualquer outro tipo de rejeição dos outros componentes do medicamento, é contraindicado para pessoas com infecções de fungos. Não pode ser usados por crianças menores de 15 anos.
Efeitos colaterais
Os efeitos mais comuns são:
- Dificuldades em engolir
- Insônia
- Sangramentos gastrointestinal
- Aumento de infecções
- Aumento do apetite
Diprospan engorda?
Sim, pois esse medicamento é um corticoide, que tem a possibilidade de aumento de peso, pois também aumenta o apetite.
Como deve ser usado?
É através de uma injeção, contém de 1 a 2 ml, é aplicado por um médico ou farmacêutico, na área do musculo do glúteo. Em algumas vezes esse medicamento é usado em mulheres gravidas que correm o risco do parto prematuro, ele também ajuda no amadurecimento do pulmão do bebe, evitando assim problemas futuros, respiratório.
- Primeira Dose- Esse tratamento inicia-se com 1 a 2ml.
- Aplicação do diprospan injetavel – intra-articular, intradérmica, intramuscular, em tecidos moles, mas não intravenosa.
Algumas observações
- A primeira dose deve ser mantida até que obtenha resultado desejado. Caso não obtenha resultados agradável no decorrer do prazo de tratamento estipulado, é recomendado que pare com o uso do medicamento e inicie um outro processo.
- Deve ser conservado em temperatura ambiente (15C a 30C graus), a ampola deve ser apenas retirada na hora da aplicação.
- Durante o processo de tratamento recomenda-se que sua você faça dieta balanceada, e sem sal e aderir suplementação de potássio.
- Usa-se agulha de calibre 30/7, na via do glúteo muscular profunda.
- As posologias são variadas de pacientes para pacientes, porém é utilizada com base na gravidade de cada doença.
- Agite bem antes de usar.
- O alivio da dor ocorre de 2 a 4 horas
- Em caso de doenças respiratórias a melhora dos sintomas ocorre dentro de algumas horinhas após ele ser injetado. Ingere-se de 1 a 2 ml.
- Burircites crônica pode ser tratada com doses menores. Caso seja grave, crônicas, as dosagens deve ser repetidas várias vezes.
- Bursite sob Heloma, terá que ser utilizada duas injeções de 0,25mg.
- Bursite crônica também utiliza duas injeções, tenossinovite aguda, tendinite etc., uma injeção já é suficiente para trazer alivio, mas geralmente em doenças crônicas será necessário injeções continua, a dose de analgésico deve ser misturada com o diprospan, dando uma leve agitada, porém caso haja substâncias como essa, fenol, propilparabeno e meltiparabeno, deve ser evitado misturar.
Qual Preço do Diprospan?
Os valores de medicamento incluindo seringa 1 ampola de 1mg, é de aproximadamente de R$19,50 a R$ 37,90.
Deixe uma resposta