Herpes genital: Sintomas, tratamentos e como se prevenir

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível(DST) que é causada por um vírus chamado herpes simples. Infelizmente pessoas que são vítimas do herpes genital sofrem pelo fato de ser uma doença no qual não tem cura.

Esse tipo de doença é transmitido quando há o contato direto com ela. Ou seja, uma vez que a pessoa tem relações sexuais sem a camisinha, ela está sujeita a pegar a herpes caso um dos indevidos esteja infectado.

Além disso, apesar da camisinha ajudar a prevenir um pouco essa doença, ela ainda assim não previne totalmente. Pois caso as lesões estejam descobertas durante a relação sexual, ainda sim é possível que a pessoa adquira essa doença.

sintomas de herpes genital

Mulheres que possuem o herpes genital e estão grávidas, também podem ser transmissoras dessa doença. Pois pode acontecer do bebê pegar na hora do parto. Por isso é importante ter cuidados para evitar o surgimento do herpes.

Quais são os sintomas de herpes genital?

Em relação aos sintomas do herpes genital, pode acontecer dele não surgir facilmente. Então em alguns casos será difícil identificar essa doença. Porém, em contrapartida, existem alguns sintomas que também podem surgir após 2 a 10 dias quando o indivíduo for infectado.

Então se você se identificar com algum desses sintomas ou achar que está com herpes genital, vá um médico o mais rápido possível. Para que assim ele possa te orientar e iniciar um tratamento.

Portanto, veja quais são os principais sintomas do herpes genital:

  • Bolinhas rosas ou vermelhas na região genital. Essas bolinhas depois de um tempinho elas podem estourar e liberar um líquido;
  • Ardor;
  • Pele mais áspera;
  • Dificuldade na hora de urinar;
  • Coceira;

Tratamentos para herpes genital

Apesar do herpes genital não ser uma doença que tem cura, existe alguns tratamentos específicos para ajudar dos sintomas do herpes genital. Então, caso você tenha essa doença identificada, você pode optar por fazer alguns tratamentos para evitar os sintomas, como no caso das bolinhas que são bastante visíveis.

Entretanto, os tratamentos para os sintomas dos herpes podem ser alguns medicamentos no qual o paciente deverá tomar dois comprimidos por dia. Ou poderá também ser a utilização de uma pomada na área afetada.

Porém, é importante que você consulte um médico para que ele possa te indicar o tratamento adequado. Além disso, quando você começar a iniciar um tratamento, é importante que você evite ter relações sexuais. Para que você se previna de complicações tanto para você quanto para a pessoa que vá ter uma relação com você.

Além dos tratamentos acima, se você tiver infectado você pode ter alguns cuidados básicos em casa. Como por exemplo, lavar bem as regiões genitais e mantê-la- seca, não utilizar roupas íntimas muito apertadas e não utilizar cremes na região.

Em relação as dores que podem surgir, você também pode urinar durante o banho pois ajuda a diminuir o incomodo. Além disso você pode dar um banho na região íntima sentado em alguma banheira com água gelada.  Isso irá te ajudar a aliviar a dor.

Fotos de Herpes genital

fotos de herpes genital

Separamos algumas fotos de exemplos de pessoas que tem herpes genital, nesses exemplos você pode ver como são os sintomas em quem tem essa doença, portanto assim você pode saber se tem algum sintoma, e ai sim deve procurar um médico.

Fatores de risco

Infelizmente apesar de a herpes genital poder surgir em homens e mulheres as mulheres são as principais vítimas dessa doença. Então elas devem ter atenção redobrada quanto a isso, principalmente se tem uma vida sexualmente ativa.

Além disso, é muito comum as pessoas utilizarem camisinha no começo, mas depois que pega uma certa intimidade e confiança com uma determinada pessoa, param de utilizar. Porém, é muito importante que você sempre utilize a camisinha para evitar o surgimento dessa doença.

Outras pessoas que estão sujeitas a pegarem herpes genitais com mais facilidade são as pessoas que moram em regiões desfavorecidas. Porque muita das vezes essas pessoas não possuem tanto acesso aos produtos de higiene básico. Portanto, pessoas de classes mais baixas precisam ter bastante cuidado quanto a isso.

Como se prevenir

Como havia citado acima, utilizar camisinha é uma forma de prevenção, porém ela não é totalmente eficaz. Portanto, aconselho que você sempre utilize a camisinha, mas caso perceba que o seu parceiro possa ter o herpes genial –  no qual é possível identificar pelas bolinhas na região – é melhor você não se relacionar com essa pessoa.

Isso acontece porque mesmo que a camisinha evite que você pegue doenças transmissíveis, ainda sim pode acontecer. Então o melhor que você pode fazer é evitar ter relações sexuais com pessoas contaminadas.

Gostou do artigo? Não se esqueça de se prevenir e de compartilhar com as pessoas próximas a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *