HPV

hpvO que é a HPV?

Human Papilomavirus (HPV), é uma doença sexualmente transmissível, e também pode acontecer a transmissão do vírus por contato de pele, e sim pode acontecer de passar a doença na primeira relação sexual, de cada 10 (dez) meninas, 1 (uma) pega a doença na primeira relação com o rapaz que tem a doença ou vice-versa. E também vale lembrar que pelo menos 85% da população já teve o contato com o vírus porem acontece de não desenvolver no corpo com uma “HPV”, porém em quem se desenvolve o a HPV quase 95% das pessoas não consegue se livrar do vírus naturalmente. Essa doença acaba atingindo a pele e a parte mucosa do nosso corpo, que causa a verruga e também a lesão que acaba sendo um câncer, e disso também se desenvolve o câncer do colo do útero, e também no ânus e garganta.

Tipos de HPV

Nessa doença pode existir mais de 250 tipos diferentes, porém apenas 180 desses foram encontrados e estudados, mas nessa doenças apenas 18 desenvolvem lesão como o câncer.

Nos tipos de HPV os mais comuns sãos:

  • HPV 31
  • HPV 33
  • HPV 45

E os que mais causam lesões são:

  • HPV 16
  • HPV 180

Alguns tipos de HPV apenas causam a verruga na parte genital, e é mais comum nas mulheres que é do tipo 6 (seis) e 11 (onze). Já o HPV que desenvolve como câncer é o de alto risco que acaba preocupando os médicos dessa mudança que acaba virando o vírus do câncer.

E uma coisa que talvez você não sabia, que o HPV genital é como se fosse uma gripe de tão comum que está sendo.

Sintomas

Os sintomas do HPV é a verruga, manchas na pele, e esses são os mais comuns, porém existem também alguns casos que não se tem sintoma e acaba ficando mais difícil de se descobrir o que é, e para descobrir acaba sendo necessário fazer exames, para casos que não possuem sintomas a olho nu. Outro sintoma também é uma mancha clara na pele, que acaba dando uma coceira, caso você tenha uma verruga na parte genital do seu corpo, ou uma mancha, procure um médico, que as vezes você acha que não é nada e sim, pode ser um HPV e que também pode se desenvolver como o câncer.

Em questão a mulher acaba aparecendo verrugas nas partes genitais, e no colo do útero. E o HPV no homem, também é na região do pênis que acaba aparecendo sintomas do HPV. E tanto para a mulher como para o homem, existem o HPV no ânus, pés, mãos, garganta, boca, esses são os mais comuns no aparecimento do HPV. Existem casos de pessoas que conseguem se tratar naturalmente e acaba eliminando o vírus, mas mesmo assim, antes de tudo procure um médico.

Prevenções para a HPV

As prevenções dessa doença são coisas que tem que ter o mínimo cuidado, como ela é uma doença sexualmente transmissível é bom sempre lembra de ter um sexo seguro, usando a camisinha, ter cuidado com agulhas, cuidado com a higiene, na hora de fazer as unhas, fazer tatuagens e etc. E também fazer exames de 6 em 6 meses, pois tem vezes que o vírus demora para se manifestar, e as vezes você pode estar com a doença e nem sabe. As mulheres fazer exames de papanicolau no tempo certo, colposcopia. Hoje em dia também existe a vacina quadrivalente que previne a doença de HPV 6, 11, 16, 18 e também tem a bivalente que é para o HPV de tipo 16 e 18.

Cura do HPV

Pessoas quando descobrem que estão com essa doença, ou percebem que estão com os sintomas do HPV, primeira coisa que elas pensam é, será que a hpv tem cura?, e sim a HPV tem cura, e logo a baixo iremos te explicar como tudo é feito.

Essa doença depende do organismo para o tratamento, pois existe casos que a pessoa não tem sintomas e o próprio corpo acaba eliminando a doença sozinho. Para saber o tipo de tratamento que o Doutor irá passar ele deverá saber qual é o tipo do HPV, a idade do paciente, e quão grave esta a doença, se possui feridas e etc.

A baixo iremos informar o tratamento adequado para cada tipo de HPV, como:

  • Verrugas nas partes genitais:

As verrugas podem ser removidas por laser, congelamento da verrugas, ou por cirurgias com anestesias locais, porem a remoção é uma coisa que dá muito trabalho, e alem disso tudo ocorre o risco de 50% delas voltarem a aparecer, então existe também casos que podem ser aplicado substâncias químicas, poder ser aplicado a podofilinia, e também o ácido tricloroacético.

  • Câncer no colo do útero:

Existem casos mais graves e também os que estão começando e tem um tratamento mais rápido e eficaz. O câncer quando esta em um estágio mais avançado o que o medico recomenda e deve ser feito é a remoção do útero todo que no caso é a cirurgia de histerectomia. E também recomenda-se a radioterapia que é muito eficaz, porem com o tempo pode ocorrer um irritação na parte do reto e da vagina. E tem a quimioterapia que só e recomendável quando houve um extensão do câncer alem da pelve.

Vacina HPV

A vacina é aplicada em clinicas particular, postos de saúdes, e também é oferecida pelo SUS, que é a vacina que é contra o 4 tipo da HPV, após ser aplicada a vacina ela cria anticorpos que são necessários para combater a doença, e caso a pessoa seja infectada, a doença não irá se desenvolver, e assim ocorre da pessoa ficar protegida contra  vírus.

A vacina que é aplicada é eficaz durante 7 a 9 anos, e devem ser aplicadas em meninos de 12 e 13 anos, e meninas podem ser tomada com até  14 anos. Devem ser aplicadas também, em pessoas que passaram por transplante de órgãos, medula óssea, pessoas que estão fazendo o tratamento contra o câncer, mulheres que já estejam em tratamento contra o HPV devem ser aplicadas para prevenir a infecção de outros tipo desse vírus.

HPV
4.5 (90%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *