Ibuprofeno – Para que serve, Bula, Como tomar

Ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório bastante utilizado pelas pessoas por serem baratos e serem utilizados para diversas coisas. Porém, apesar desse anti-inflamatório ter venda livre é muito importante que você entenda bem a sua composição e condições para sua utilização. Afinal, muitas pessoas podem acabar gerando mais problemas pelo uso de medicamentos incorretos.

Portanto, neste artigo separei algumas informações importantes sobre o ibuprofeno para que você possa entender e utilizar. Veja!

O que é e para que serve?

Como havia falado, o ibuprofeno trata-se de um anti-inflamatório que costuma ser utilizado por muitas pessoas. O mais interessante dele é que ele serve para várias coisas. Por exemplo, dores musculares, dor de cabeça, febre, cólica, enxaqueca, dor de dente e até para certos sintomas da gripe.

Dessa forma, esse é um tipo de anti-inflamatório que todo mundo deve ter em casa. Pois além de ele ter multifunções, ele tem um preço acessível, sendo que na maioria dos lugares ele custa cerca de 5 a 30 reais.

ibuprofeno bula

Tipos de Ibuprofeno e como tomar

O Ibuprofeno pode ser encontrado de diversas quantidades, em gotas e comprimidos. Entretanto, para cada caso há uma maneira específica para a sua utilização, portanto, veja como funciona cada maneira para que você possa ingerir:

Ibuprofeno 200mg

Para o Ibuprofeno de 200mg ele é utilizado a partir dos 12 anos, então crianças mais novas que isso não podem utilizar. Além disso, é necessário que o paciente consuma cerca de 1 ou 2 comprimidos tomados em até no máximo 4 vezes ao dia. Sendo que é necessário um intervalo de pelo menos 4 em 4 horas para tomar o anti-inflamatório novamente.

Ibuprofeno 400mg e 600mg

Para o Ibuprofeno de 400mg e 600mg segue a mesma restrição com idade. A partir dos 12 anos pode ser tomamo, mas jamais menos que isso. Para esse caso é necessário tomar apenas um comprimido a cada 6 ou 8 horas. Porém, isso dependerá do caso do paciente e da recomendação de um profissional.

Ibuprofeno gotas pediátricas 50mg/ml e 100mg/ml

Já no caso do Ibuprofeno em gotas, crianças a partir dos 6 anos podem tomar. Para esse caso a criança deve tomar uma gota a cada 1kg do peso. Então por exemplo, se a criança pesar 25kg ela irá tomar 25 gotas.

Para crianças que pesam mais de 30g é necessário que elas tomem cerca de 40 gotas do Ibuprofeno 50mg ou 20 gotas do Ibuprofeno 100mg.

Entretanto, para as crianças isso deve ser tomado a cada 6 horas. Já em relação aos adultos devem tomar cerca de 20 a 80 gotas em aproximadamente 4 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

O Ibuprofeno em alguns casos pode apresentar certos efeitos colaterais. Portanto, é importante que você observe os sinais do seu corpo e perceba se isso faz ou não parte dos efeitos colaterais comuns.

Entretanto, caso você tenha certos sinais a mais é importante que você consulte um médico o mais rápido possível. Lembrando que apesar da venda desse produto ser livre, é recomendado consultar um médico antes da sua utilização.

Veja abaixo alguns efeitos colaterais comuns:

  • Vômito;
  • Tontura;
  • Excesso de gases;
  • Diarreia;
  • Inchaço;
  • Náusea;
  • Retenção de líquidos;
  • Reações de alergia;
  • Prisão de ventre;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade
  • Má digestão.

como tomar

Quando ele não pode ser tomado

Todos os tipos de medicamentos que você vai ingerir é importante que você consulte um médico para certificar se aquilo é ou não adequado para o seu caso.

Afinal, mesmo que você apresente algum tipo de problema no qual um determinado medicamento seja propício a isso, procure sempre consultar um médico. Já que o seu organismo pode não aceitar bem suas propriedades.

Além disso, existem algumas exceções específicas no qual não deve ser utilizado de forma alguma o Ibuprofeno. Entretanto, veja essas exceções:

  • Grávidas;
  • Mulheres no período de amamentação;
  • Pessoas com gastrite;
  • Hipertensão arterial;
  • Pessoas com suspeita de Dengue ou Zika;
  • Pessoas com insuficiência cardíaca.

No caso das grávidas ou mulheres que estão no período da amamentação os cuidados devem ser dobrados. Portanto, se você se encontra nessa situação, lembre-se que todo tipo de medicamento nesse período deve ser utilizado apenas após uma orientação médica. Pois assim, o especialista irá te recomendar o medicamento ideal para o seu caso.

Aprendeu as condições do Ibuprofeno? Se ainda restou qualquer tipo de dúvida você pode escrever nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo!

Ibuprofeno – Para que serve, Bula, Como tomar
4.9 (97.14%) 7 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *