Metronidazol: Para que serve, como tomar, efeitos colaterais e contraindicações

O Metronidazol é um antibiótico utilizado para tratar infeções presentes no intestino e nas regiões íntimas. Este tipo de medicamento existe tanto para adultos quanto para crianças. Entretanto, a utilização desse medicamento só pode através de uma prescrição médica.

Afinal, ele apresenta alguns efeitos colaterais então é importante que você se certifique se é apto ou não para esse tratamento e se é a maneira adequada para a situação.

Além disso, é muito importante que você esteja ciente sobre as informações necessárias desse medicamento. Pois quanto mais você sabe sobre um tipo de remédio, melhor. Afinal, caso aconteça qualquer coisa fica mais fácil de você resolver.

Portanto, nesse artigo separei algumas informações importantes para utilização do Metronidazol. Para que assim, você possa aprender mais sobre ele e utilizar de forma adequada. Veja!

Veja metronidazol em pomada e comprimido

O que é e para que serve?

O Metronidazol é um medicamento antibiótico no qual muitos médicos receitam para o tratamento de infecções presentes no intestino e nas partes íntimas, sendo a vagina e o pênis.

Esse tipo de medicamento é recomendado apenas para o tratamento de infecções simples e médias. Então caso o paciente esteja em um estágio mais avançado, não é utilizado esse antibiótico e sim um outro tipo de medicamento adequado.

O interessante do Metronizadol é que ele apresenta total eficiência. Tanto é que geralmente após o paciente começar a utilizá-lo o tratamento dura cerca de uma semana e meia. Então é um processo rápido.

Além disso, para ficar mais claro, basicamente o Metronidazol possui propriedades que faz com que as bactérias presentes no organismo da pessoa parem de se reproduzir. Dessa forma, ele consegue tratar a infecção presente.

Entretanto, existem alguns tipos de infecções que esse medicamento pode ser utilizado, como:

  • Rosácea;
  • Amebíase;
  • Pneumonia por aspiração;
  • Infecções intra-abdominais;
  • Tricomoníase;
  • Giardíase.

Como tomar?

A forma de como você vai utilizar esse medicamento é algo que vai depender do que você tem, por isso é importante saber a Bula do Metronidazol, seu estágio e o formato desse medicamento. Por isso, é importante que você consulte um médico para que ele possa de transcrever a forma adequada para o seu tipo.

Além disso, você consegue encontrar o Metronizadol em mais de um formato, como em comprimido e metronidazol em pomada. Então, dependendo do formato que o seu médico te passar isso também irá variar sua forma de aplicação.

Mas geralmente o Metronidazol é utilizado por 7 ou 10 dias e em caso dos comprimidos, é adequado tomar cerca de duas vezes ao dia. E no caso do creme, você irá aplicar na área que está afetada durante o tempo prescrito pelo seu médico.

 Efeitos colaterais e contraindicações

O Metronidazol também possui suas contraindicações para evitar complicações ao utilizar esses medicamentos. Neste requisito é muito importante que o paciente tenha bastante atenção. Porque caso ele se identifique com uma das indicações ele não deve de maneira alguma fazer a sua utilização.

Pois além dos efeitos colaterais causados pelo medicamento ele pode ter complicações e piorar sua situação.

Basicamente as principais contraindicações do Metronidazol são mulheres que estão grávidas ou estão no período de amamentação, pessoas que possuem alguma doença crônica, pessoas que são alérgicas a algum elemento presente na fórmula do remédio e pessoas que sofrem de encefalopatia hepática.

Portanto, se você se identifica com essas situações acima, não tome esse remédio. Converse com o seu médico para que ele possa te passar o tratamento adequado.

Em relação aos efeitos colaterais, vale ressaltar que todo antibiótico possui efeitos colaterais. Porém, no caso do Metronidazol ele possui um pouco mais de efeitos. Portanto, veja quais são os principais:

  • Vômito
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Tontura
  • Paladar alterado;
  • Dor na garganta;
  • Alucinações;
  • Vermelhidão na pele;
  • Gosto metálico na boca;
  • Febre;
  • Convulsão;
  • Reações alérgicas;
  • Alteração de humor;
  • Dor de cabeça.

Assim que você começar a tomar esse tipo de medicamento esteja sempre muito atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Esse passo é fundamento, porque caso você perceba que o seu corpo apresenta qualquer tipo de efeito colateral, é muito importante que você consulte um médico imediatamente para resolver essa situação.

Preço, receita e onde comprar

O Metronidazol necessita da utilização de receita para comprar. Afinal, com tantos efeitos colaterais é bom evitar ao máximo ter complicações na sua utilização. Entretanto, o preço desse medicamento está em torno de R$40,00 e você consegue comprar em qualquer farmácia próxima a sua casa ou pela internet.

O que você achou desse artigo? Esperamos que não tenha restado qualquer tipo de dúvida! E se você gostou não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *