Nimesulida – Para que serve e como tomar o medicamento

O Nimesulida é um anti-inflamatório no qual algumas pessoas possuem certas dúvidas sobre ele. Afinal, mesmo que ele seja um medicamento que costuma ser bastante utilizado, ainda assim, as vezes falta algumas informações importantes para o seu entendimento.

Por isso, dessa vez separei um guia com tudo que você precisa saber sobre o Nimesulida e como utilizar. Para que assim não reste qualquer tipo de dúvida. Confira!

para que serve nimesulida

O que é e para que serve?

O Nimesulida trata-se de um anti-inflamatório que tem como objetivo combater a febre, cólica, dores de cabeça, inflamações e dor corporal. Para entender melhor como esse medicamento funciona, vou explicar como é esse procedimento para que faça mais sentido.

Veja só, o Nimesulida é composto por uma substância cicloxigenase-2 que ajuda na prostaglandina das inflamações. Além disso, ele corta a produção de radicais livres do originário das inflamações e consegue fazer controlar efeito do sistema nervoso. Sendo assim, você para de sentir dor.

Tipos e como tomar

O Nimesulida pode ser encontrada em comprimidos e gotas. Além disso, em alguns casos como para dor de garganta e dente, a sua forma de tomar é bem específica, por isso é importante analisar a situação e consultar um médico. Assim, ele te encaminhará a quantidade exata para ingerir esse medicamento.

Além disso, no caso do Nimesulida não é necessário que o paciente tome muito desse medicamento. O importante é que ele consuma somente o necessário para o que ele possui. Mas para ficar mais claro, veja abaixo como é indicado o seu consumo para cada caso:

Nimesulida em gota

No caso da Nimesulida em gota, é indicado que os adultos tomem 1 gota a cada um kg de peso. Entretanto, essa indicação também serve para as crianças maiores que 12 anos.

Nimesulida de 50 a 100mg

Já no caso do comprimido, a sua indicação também serve da mesma forma tanto para adultos quanto para crianças a partir dos 12 anos. É necessário que o paciente tome cerca de um e meio a dois compridos. Lembrando que para cada caso a sua necessidade, mas não é necessário tomar dois comprimidos em algumas situações.

Para dor de garganta

No caso da dor de garganta o uso do Nimesulida é algo mais específico. Geralmente ele costuma ser bastante utilizado para as pessoas que possuem a dor de garganta, mas nem sempre ele pode tratar esse caso, principalmente se sua causa ter sido as bactérias.

Por isso, é importante que o paciente consulte um médico para que ele possa indicar o medicamento ou a quantidade correta para a sua situação.

Além disso, vale ressaltar que caso você já utiliza o Nimesulida para esse caso, tenha cuidado com a frequência que você utiliza. Pois esse medicamento também tem efeitos colaterais e o uso em excesso pode levar a maiores complicações.

Para dor de dente

Para a dor de dente a frequência da utilização do Nimesulida também é necessária ter bastante atenção. Pois utilizar esse remédio em excesso pode trazer certas complicações.  Portanto, procure um dentista para que ele possa te recomendar o melhor medicamento.

Efeitos colaterais

Como havia citado, o Nimesulida pode apresentar vários tipos de efeitos colaterais dependendo de como seu organizo responder. Portanto, é muito importante que você tenha cuidado com a frequência da utilização desse medicamento, consulte sempre um médico e seja atencioso com os sinais do seu corpo.

Entretanto, veja quais são os feitos colaterais mais comuns no caso do Nimesulida:

  • Diarreia;
  • Fraqueza;
  • Reações alérgicas;
  • Sonolência;
  • Urina mais escura;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite.

Contraindicações

Se você apresenta qualquer tipo de dor ou problema de saúde, não pense em tomar um medicamento que você acredita que será eficaz antes de consultar um médico. Esse tipo de cuidado é muito importante, pois um uso errado de remédio pode levar a maiores complicações.

Além disso, existem alguns casos que algumas pessoas não podem tomar a Nimesulida. Afinal, o organismo dessa pessoa pode não aceitar bem esse medicamento e além de levar a complicações surgir diversos tipos de efeitos colaterais como os citados acima. Portanto, veja quais casos não pode ingerir esse remédio:

  • Pessoas com insuficiência renal;
  • Grávidas;
  • Mulheres no período de amamentação;
  • Pessoas com problemas de coagulação;
  • Idosos;
  • Pessoas com o mal funcionamento no rim.

Aprendeu um pouco mais sobre a Nimesulida? Espero que este artigo tenha tirado suas dúvidas! Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

Nimesulida – Para que serve e como tomar o medicamento
4.8 (95%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *