Terçol: Como curar e quais os tratamentos

É muito comum as pessoas terem uma bolinha no olho no qual costumam denomina-las de bonitinho ou até mesmo chamada por muitos de viúva. Inclusive, existem várias superstições populares sobre o surgimento do tal bonitinho, mas na verdade as pessoas precisam entender o que isso realmente é.

Bom, na verdade essa bolinha nos olhos é chamada de Terçol que nada mais é que uma inflamação nos olhos. Entretanto, é muito importante que você entenda mais sobre o Terçol e como tratar. Já que devido essas superstições muitas pessoas acabam fazendo coisas que podem até piorar essa inflamação.

como curar terçol

Por isso, nesse artigo separei um guia para você entender o que de fato é o Terçol e como tratar. Veja

O que é Terçol?

Basicamente o Terçol é uma pequena bolinha presente no olho que nada mais é do que uma inflamação. Isso acontece devido a presença de alguma bactéria nos olhos ou pelo fato das glândulas que se encontram presentes na borda da pálpebra tiverem entupidas.

Além disso, essas glândulas que são infectadas são as que ficam na região externa. Pois caso as glândulas internas sejam infectas então o paciente terá um outro problema, no qual chamamos de Calázio. Infelizmente caso isso aconteça é algo no qual só pode ser retirado através da cirurgia.

Fatores de risco

Existem um certo grupo no qual tem mais chance de ter o Terçol. No entanto, essas pessoas são aquelas que possuem a pele muito oleosa, jovens e adolescentes já que a pele está mais oleosa nesse período, pessoas de terceira idade e pessoas que se encaixam no quadro da blefarite, alem disso é importante salientar que o terçol não é contagioso.

As pessoas que se encontram nesse grupo têm mais chance devido a oleosidade. Porque quando os olhos possuem um excesso de oleosidade ele estará sujeito a acontecer essa inflamação.

Sintomas

O Terçol pode ser facilmente identificado, já que ele é justamente uma bolinha um inchaço nos olhos. Além disso, em alguns casos pode acontecer dessa bolinha ter uma pontinha branca ou amarelada. Isso significa que o Terçol está com pus, então essa pontinha é a presença do pus.

Além desses sintomas, veja outras coisas que podem surgir:

  • Dor;
  • Vermelhidão no local;
  • Calor;
  • Lacrimejo;
  • Visão embaçada;

Como tratar terçol

Caso você tenha o Terçol é interessante que você tenha alguns cuidados em casa. Essa inflamação não é algo grave então ela costuma surgir por aproximadamente 7 dias. Logo, durante esses dias você pode ter alguns cuidados específicos, por isso siga a risca as dicas de como tratar terçol.

A primeira coisa que você deve fazer é evitar ficar mexendo. Devido o Terçol da um certo incomodo as pessoas tem o costume de mexer. Mas evite ao máximo colocar a mão nele, pois isso pode piorar a infecção e complicar.

Além disso, é importante que você procure sempre limpar ao redor principalmente quando você acordar. Manter os olhos limpos é muito importante para evitar complicações e ajudar no tratamento.

Para as mulheres evitar utilizar maquiagem é um passo muito importante. Pois a utilização dela pode ajudar a piorar, portanto evite ao máximo, além disso isso também será bom para o seu rosto.

Outra coisa que você pode fazer é colocar compassa quente nos olhos. Isso irá ajudar a aliviar a dor e o tratamento. O interessante é que você repita esse passo por pelo menos quatro vezes ao dia, por cerca de dez minutos.

Pessoas que utilizam lente também não devem utilizar caso esteja com Terçol, pois isso pode levar a complicações. Portanto, se for possível sugiro que você substitua a lente pelos óculos.

Se o Terçol não passar em uma semana é importante que você vá em um médico para que ele possa analisar. Isso também vale caso o Terçol esteja muito inchado e vermelho. Então pode acontecer do médico te encaminhar um colírio ou uma pomada dependendo da situação.

Como prevenir

Para prevenir o Terçol basta você sempre evitar coçar os olhos com a mão suja e mantê-lo sempre limpo para evitar bactérias. Além disso, no caso de pessoas que possuem a pele muito oleosa, sugiro que vá a um dermatologista o mais rápido possível.

Para que assim além de você manter a sua pele equilibrada, você evite o surgimento do Terçol e outros possíveis problemas que podem aparecer devido a oleosidade excessiva, e é importante lembrar que o tersol não é contagioso.

O que você achou desse artigo? Espero que você tenha entendido, mas caso ainda reste alguma dúvida fique a vontade para deixar a sua dúvida nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *